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Voltar à rotina… da corrida!

Setembro é, por norma, um mês de regresso a hábitos e rotinas. Após algumas semanas de descanso, estão de volta os horários, as obrigações e também… um calendário de treinos mais regular e equilibrado!

Se a máxima “Quem corre por gosto, não cansa” é verdade, também o é que, por vezes, seja difícil contrariar a preguiça e reorganizar a agenda tendo em conta as responsabilidades profissionais, familiares e de lazer.

Já, por várias vezes, sublinhámos a importância da regularidade na prática desportiva, sobretudo na corrida, para que os resultados possam ser cada vez mais positivos, quer em objetivos alcançados, quer em bem-estar físico e emocional.

 

Então, como regressar à rotina dos treinos?

Falámos com o Bruno Brito, o nosso mentor dos treinos Running Basics, sobre a melhor forma de, gradualmente, recuperar a forma física e conseguir a motivação para treinos mais assíduos.

“É importante sublinhar que a pausa e os períodos de descanso SÃO importantes, ainda que não se deva parar totalmente.”

Como a pausa implica, quase sempre, mais tempo sentado (ou deitado na espreguiçadeira!) o Bruno Brito sugere que comecem a integrar, no dia a dia, algumas técnicas de alongamentos dinâmicos que irão acordando gradualmente esses músculos agora mais preguiçosos e bronzeados.

“No regresso à rotina da corrida, procurem fazer exercícios de reforço dos membros inferiores, de estabilidade do abdómen e de ativação de mobilidade.”

O regresso à corrida propriamente dito também deve ser feito de forma gradual e faseado: “Não tentem correr no mesmo ritmo e duração com que terminaram o “fim da época”. A minha sugestão é que reduzam a duração da corrida para metade, realizando incrementos graduais ao longo dos treinos”.

 

Como integrar a rotina dos treinos na rotina familiar e profissional?

Conseguir conciliar o trabalho, a família e os treinos pode ser um desafio, mas é possível!

  • Treinem cedo: acordar antes do resto da família e sair para treinar pode ser a melhor solução para incluir a corrida na sua agenda diária. Quando o dia “arrancar”, as endorfinas produzidas na corrida já lhe garantirão uma boa dose de energia para enfrentar as restantes tarefas.
  • Otimiza o tempo da tua agenda: deixa o equipamento preparado de véspera e, assim que o despertador tocar, equipa-te sem pensar duas vezes e sai para correr!
  • Não deixes de treinar só porque tens pouco tempo: faz um treino mais curto, com uma intensidade proporcional ao tempo que dispões e verá que os benefícios são sempre maiores do que a ausência de treino.
  • Treina com a família: atualmente, existem inúmeros parques e lugares preparados para receber toda a família e incentivar ao exercício físico. Organizem-se, levem as bicicletas e os patins e, entre pais e mães, consigam um tempo para cumprir o treino.
  • Correr em viagem: se o teu trabalho implica viajar, não deixes de levar contigo o equipamento necessário para uma corrida ou até um treino no ginásio do hotel. Todos os momentos podem ser propícios a um treino diferente e inspirador!

 

Os treinos em Belém estão de volta. Tragam amigos!

Agora que iniciámos um novo ciclo de treinos Renault Run Club estamos à espera de conhecer caras novas.

O tempo é de recomeço e, por isso, desafia aqueles amigos e colegas que sempre quiseram começar a correr ou que procuram fazê-lo de forma mais regular e acompanhada! Há amarelinhas para oferecer e dorsais a distribuir nas próximas provas 😉

 

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