Os alongamentos no treino de corrida: porquê, quando e como!

Os alongamentos no treino de corrida: porquê, quando e como!

Manter ou ganhar flexibilidade através de uma rotina de alongamentos é um hábito muita vez esquecido ou negligenciado, tanto na corrida como prática desportiva.

Tendencialmente, práticas desportivas repetitivas, como uma corrida longa, contribuem para o aumento do tónus muscular e consequentemente para a sua rigidez, bem como para uma perda gradual da sua funcionalidade. Uma vez que a corrida implica uma atividade muscular dinâmica, manter as fibras musculares elásticas e soltas é muito importante para um bom desempenho.

Aumentando a oxigenação dos tecidos e diminuindo a toxicidade, os exercícios de alongamentos permitem restaurar os danos provocados pelo exercício físico, tornando a recuperação mais rápida e eficaz.

Uma rotina de exercícios de alongamentos e flexibilidade comporta inúmeros benefícios: contribui para uma melhor amplitude da passada e para a manutenção da elasticidade dos músculos, ainda para a melhoria na postura do runner e da sua respiração, a q acresce a redução do risco de lesões.

A mobilidade proporcionada pela regularidade no hábito de alongar contribuirá para uma maior eficiência na corrida, com menos desgaste e, como consequência, maior rapidez.

Espreita alguns dos exercícios de alongamentos e flexibilidade que Renault Run Club te sugere para o pós-treino!

Renault Run Club | Alongamentos

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A importância do aquecimento na corrida

A importância do aquecimento na corrida

Calçar os ténis e partir a toda a velocidade é insuficiente no momento de iniciares um bom treino.

Etimologicamente a palavra “aquecimento” significa elevar, aumentar a temperatura e é, efetivamente, esse o objetivo: para retirares melhor partido da corrida, enquanto prática desportiva regular, deves preparar gradualmente o corpo (sistema cardíaco, circulatório, pulmonar e nervoso, além dos músculos e tendões) para o esforço que vais fazer durante o treino Renault Run Club, evitando lesões.

A duração do aquecimento pode variar entre 5 a 30 minutos e a sua intensidade deverá ser progressiva e sempre adaptada à intensidade do treino (ou prova) que lhe seguirá: quanto mais intenso o esforço, maior e mais diversificado deverá ser o aquecimento.

Durante o esforço físico, o organismo utiliza a energia armazenada, tais como glícidos e lípidos, que funcionam como o combustível do organismo. 20 a 30% da energia produzida é transformada em energia mecânica, que possibilita os movimentos, o restante é utilizado para aquecer ou arrefecer o corpo.

O aquecimento promove, ainda, outros benefícios, nomeadamente a correta preparação da condição muscular, a preparação dos sistemas cardíaco e nervoso, a preparação das articulações e é, essencialmente, um momento fulcral de preparação mental: o aumento da temperatura corporal proporciona uma sensação de bem-estar e de concentração.

 

Aqui estão alguns exemplos de exercícios
que podes integrar no teu aquecimento:

Renault Run Club | Aquecimento na corrida

Renault Run Club | Aquecimento na corrida

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5 razões para te juntares a um clube de corrida

5 razões para te juntares a um clube de corrida

No Renault Run Club, acreditamos que a partilha de experiências enquanto contributo para a evolução de cada runner é apenas uma das vantagens de um Clube de Corrida.

Neste artigo, reunimos 5 razões para correres em companhia.

 

Compromisso

Ao marcares encontro com os teus companheiros de corrida, esse compromisso para com os outros e para com o treino será, certamente, mais forte. A probabilidade de desistires é muito menor e, assim, garantes regularidade no teu treino.

 

Motivação

Num clube de corrida, a motivação não só é maior como também é partilhada. A companhia enquanto treinas resulta num impulso extra que todos darão uns aos outros, com o objetivo de todos conseguirem bons resultados e satisfação.

 

Competição

Quando corres acompanhado a evolução é maior: ao inspirares-te naqueles que te acompanham, o teu empenho e o teu esforço aumentam e a competição, saudável e amigável, é um foco de evolução e concretização dos teus objetivos.

 

Melhor desempenho

O facto de treinares num clube de corrida potencia trocas de informação: dicas sobre exercícios, opiniões sobre os melhores ténis de corrida, novidades sobre as próximas corridas e maratonas… Todas estas dicas preciosas melhoram tua performance.

 

Espírito de equipa

Esta é, talvez, a razão mais importante para pertenceres ao Renault Run Club.

A entreajuda, o esforço conjunto e a partilha de objetivos comuns são parte das vantagens de pertencer a um clube de corrida que, no final, tornam mais sólida, empenhada e positiva a relação da corrida com os seus praticantes.

 

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